sábado, 30 de julho de 2011

Trabalho sobre:

Cerca de 300 espécies de peixes já foram identificadas na bacia. Algumas são típicas da Amazônia central, embora espécies dominantes naquela região, como o tambaqui, não ocorram no Araguaia-Tocantins. No curso superior ocorrem algumas espécies não amazônicas, das quais a tubarana (Salminus hilarii) é o exemplo mais conhecido. A bacia Araguaia-Tocantins também apresenta muitas espécies endêmicas, principalmente no curso superior. De modo geral, há uma diminuição da abundância e diversidade de peixes da foz em direção às cabeceiras, relacionadas principalmente à ausência de áreas de inundação.

O rio Araguaia, entre Aruanã e Luiz Alves, recebe anualmente cerca de 18.000 pescadores amadores. As principais espécies capturadas pela pesca amadora são pacu-caranha, matrinxã, pirarucu, piau-cabeça-gorda, piau-flamengo, pacu-manteiga, pacu-prata, sardinha, corvina, traíra entre os peixes de escama; e, filhote, cachara, barbado, pirarara, jaú, mandubé ou fidalgo, surubim-chicote, bico-de-pato, mandi entre os peixes de couro. O rio Tocantins também já é um destino de pescadores amadores. A pesca nessa bacia também é muito praticada pela população ribeirinha com o intuito de subsistência. O reservatório de Tucuruí, no baixo Tocantins, promove anualmente o Torneio de Pesca da Amazônia - TOPAM e o reservatório de Serra da Mesa, no alto Tocantins, também está atraindo grande número de pescadores amadores. Outros reservatórios estão previstos para a bacia, principalmente no rio Tocantins.

            Uns dos principais rios dessa bacia é o Araguaia, ele é piscoso e pode ser comparável aos rios do Pantanal, por causa das mais variadas espécies. Os melhores afluentes para pesca são o Javaés, Cristalino, das Mortes e Tocantins. É um lugar de beleza inimaginável, com fauna e flora fantásticas, além de uma reserva que é o Parque Nacional do Araguaia e a Ilha do Bananal. A Hidrelétrica de Tucuruí, no estado do Pará, que também faz parte dessa bacia, chega-se lá pela cidade de Marabá (PA). Nesse lago acontece o famoso TOPAM – Torneio de Pesca da Amazônia. Pode-se capturar pintados, tucunarés, jurupenséns, pirararas, filhotes, piraíbas, piranhas, barbados, traíras e muitas outras espécies.

A melhor época de março a outubro, e proporciona boas pescarias.
Mesmo com a fiscalização do IBAMA a pesca ilegal está em grande quantidade.          A licença para pesca esportiva ou amadora é obrigatória e pode ser retirada em qualquer agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Casas lotéricas e Gerência do Ibama em Goiás-SAC- Serviço de Atendimento ao Cidadão. Somente a pesca em barranco utilizando-se linha de mão ou caniço simples é isenta de licença e geralmente é praticada pelos ribeirinhos com o intuito de subsistência.

Obs.: O rio Araguaia nasce nos contrafortes da Serra dos Caiapós e flui quase paralelo ao Tocantins por cerca de 2.115km. Apesar de ser um rio de planície, apresenta quatro trechos de cachoeiras e corredeiras. Nos trechos de planície, encontram-se a Ilha do Bananal (a maior ilha fluvial do mundo) e inúmeras lagoas marginais. Durante a época de cheia, o rio Araguaia e seus principais afluentes, Rio das Mortes e Cristalino, formam uma enorme planície inundada.
O regime hidrológico da bacia é bastante definido. No rio Tocantins, a época de cheia estende-se de outubro a abril, com pico em fevereiro, no curso superior, e março, nos cursos médio e inferior. No Araguaia, as cheias são maiores e um mês atrasadas em decorrência da inundação da planície do Bananal. Ambos secam entre maio e setembro, com picos de seca em setembro. Como os rios da bacia correm sobre solos pobres em nutrientes, foram classificados como rios de águas claras.



Beatriz,Lucas,Luiz Carlos,Jhuly e Mileny


Um comentário:

  1. Beleza Galera!
    Parabéns pelo Trabalho! Vcs são incríveis!
    Muitos beijinhos,
    TIA PRISCILA

    ResponderExcluir